Conheça as coberturas básicas disponíveis para um plano de saúde empresarial

Resumo: Entenda quais tipos de procedimentos diferentes tipos de plano de saúde empresarial devem oferecer.
Um plano de saúde empresarial deve englobar um rol de procedimentos e coberturas consideradas básicas. Afinal, sem isso, o investimento nesse benefício por parte da empresa não se justifica. Dessa forma, é muito importante ficar atento ao que cada operadora de planos de saúde oferece para, assim, identificar qual plano melhor atenderá a sua demanda.
Pensando em lhe ajudar nessa análise, preparamos este artigo em que apresentamos quais os principais tipos de cobertura que um plano de saúde empresarial deve ter. Continue a leitura e saiba mais.
Consultas, exames e tratamentos
Uma cobertura considerada básica é a de consultas, exames e tratamentos. Ao considerar a contratação de um plano, convém, então, verificar as categorias e tipos de procedimentos aos quais o beneficiário tem direito.
Nessa análise, é válido acionar os serviços de uma corretora. Isso porque um consultor especializado na área poderá avaliar os pormenores das opções oferecidas por cada operadora e os custos associados a elas. Ao final, você terá um bom panorama sobre qual plano de saúde empresarial oferece o melhor serviço segundo o que você necessita.
E, caso você ainda tenha dúvidas sobre quais procedimentos os planos têm obrigação de cobrir, vale consultar o site da a Agência nacional de Saúde – ANS. Na aba específica para esse fim, você será convidado a informar o segmento assistencial do plano e o tipo de procedimento. Efetuada uma busca a partir dessas informações no formulário próprio para isso, a página trará a resposta quanto a obrigatoriedade ou não da cobertura.
[rock-convert-cta id=”692″]
Segmentação Assistencial
Em se tratando de coberturas consideradas básicas, é muito importante ficar atento ao segmento assistencial do plano. Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória descrita no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde editado pela ANS e revisado a cada dois anos, conforme descrito no tópico anterior.
Confira, então, quais sãos tipos de segmentação:
- Ambulatorial
- Hospitalar sem obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia
- Exclusivamente odontológico
- Referência
- Ambulatorial + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
- Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
Cobertura hospitalar e ambulatorial
Como visto no tópico anterior, temos dois principais tipos de segmentação em planos de saúde, que são o hospitalar e o ambulatorial. Vejamos, então, quais as diferenças entre eles:
Ambulatorial
Nesta cobertura está garantida a prestação de serviços de saúde que compreende consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.
Os atendimentos de emergência estão limitados até as primeiras 12 horas do atendimento. A realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar fica sob responsabilidade do beneficiário, mesmo sendo feito na mesma unidade de prestação de serviços e em tempo menor que 12 horas.
Hospitalar
O plano de segmento hospitalar tem toda a cobertura do plano ambulatorial (consultas, exames, tratamentos, etc.) com o acréscimo da internação. Ou seja, após um procedimento de emergência, o paciente poderá ser internado sem arcar com nenhum custo adicional.
[rock-convert-cta id=”686″]
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
Posts relacionados
Mantenha-se atualizado e receba dicas sobre seguros para fazer a melhor escolha sempre