Critérios fundamentais na escolha do plano de saúde para sua equipe

Por anos seguidos, o número de beneficiários de planos de saúde vem crescendo, em especial os de planos empresariais. Em julho de 2019, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que já são quase 48 milhões de beneficiários, entre planos com ou sem assistência odontológica. Isso significa que 1 a cada 4 brasileiros conta com plano de saúde.
Essa demanda crescente por saúde suplementar também levou ao crescimento da oferta de serviços. Atualmente, temos mais de 1.000 operadoras autorizadas pela ANS a comercializar planos. Com tantas opções no mercado, é preciso ficar atento a alguns critérios para escolher o plano de saúde que realmente pode atender a sua necessidade. No post de hoje, apresentaremos quais são os principais. Confira!
Viabilidade financeira
Sem dúvida alguma, o primeiro critério a ser observado é o financeiro. Quanto se está disposto a investir para contratar um plano? A opção por pacotes de serviços que abarcam exames especiais, cobertura hospitalar em acomodação individual e assistência odontológica costuma encarecer o valor do pacote de serviços. Fique atento, portanto, à segmentação assistencial do plano, que pode obedecer às seguintes configurações:
- Ambulatorial
- Hospitalar sem obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia
- Exclusivamente Odontológico
- Referência
- Ambulatorial + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
- Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
Para cada uma dessas segmentações, temos uma lista de procedimentos cuja cobertura é obrigatória. Para conhecer quais são esses procedimentos, acesse o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde editado pela ANS. Esse documento é revisado pela agência a cada dois anos e traz determinações que se aplicam a todos os contratos celebrados até 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9656/98 (planos novos).
Rede credenciada
Verificada a sua disponibilidade financeira para contratação de um plano de saúde, sua preocupação deve se voltar para a extensão da rede credenciada dos planos que cabem em seu orçamento. Afinal de contas, é interessante poder contar com um número variado de clínicas, laboratórios, hospitais e demais estabelecimentos de saúde. Também é importante se certificar de que as opções disponíveis são referências técnicas no segmento em que atuam.
Reputação da operadora
Em qualquer relação de prestação de serviço é razoável buscar conhecer a reputação da empresa a ser contratada. Com planos de saúde, não é diferente. A percepção de clientes e ex-clientes a respeito da operadora é um bom termômetro para saber se suas expectativas poderão ser atendidas.
Hoje, ter um panorama da reputação das operadoras do mercado de saúde suplementar no país é muito fácil. Em uma simples pesquisa no site Reclame Aqui, você pode acompanhar reclamações registradas em nome das empresas e as respectivas respostas oferecidas por elas. O site ainda registra a taxa de respostas para as requisições e a taxa de satisfação dos clientes após o encaminhamento dado para o caso.
E, embora se trate de um instrumento um tanto informal de avaliação, a ANS acompanha os chamados no site e demanda que as operadoras não os deixe sem resposta. Existe também a própria ouvidoria da agência para registro e acompanhamento de reclamações formais.
Ciclo de monitoramento assistencial
Antes de contratar um plano é preciso verificar se a operadora possui registro na ANS. Esse é um pré-requisito básico a ser observado. Mas, mais do que verificar a existência de registro, vale acompanhar o Ciclo de Monitoramento Assistencial da ANS. Trata-se de um relatório que lista as operadoras identificadas por descumprimento de prazos e negativas indevidas de cobertura assistencial.
No último ciclo de monitoramento, 98 operadoras se enquadraram nessa situação. O consumidor deve ficar atento a essa lista para não contratar planos de saúde dessas empresas.
Gostou do artigo de hoje com os critérios fundamentais para a escolha de plano de saúde? Para se inteirar ainda mais sobre esse tema, confira mais este conteúdo no nosso blog: 4 sinais que revelam que você precisa trocar o seu plano de saúde.
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Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
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