7 dicas práticas de como utilizar o plano de saúde de forma consciente

Por Robson Oliveira
Imagem de 7 dicas práticas de como utilizar o plano de saúde de forma consciente

Atualmente ter um plano de saúde não é um luxo, e sim uma necessidade, pois cuidar do bem-estar e ter uma vida mais saudável garante maior qualidade e expectativa de vida. 

Contudo, nem sempre esse serviço é utilizado de forma consciente, um exemplo disso é que, segundo dados da Unimed, 66% dos exames realizados não são utilizados para cuidar da saúde, muitos deles nem chegam a ser retirados pelos pacientes. Essa prática gera prejuízos ao paciente e ao sistema e até mesmo um reajuste maior no valor do plano. 

Sendo assim, aprenda 7 dicas práticas de como utilizar o plano de saúde de forma consciente:

1. Verifique as coberturas do plano de saúde

Algo comum para quem tem plano de saúde é desconhecer as coberturas oferecidas. Assim, o uso consciente do convênio é deficiente, já que não há um bom aproveitamento do plano contratado. 

O não aproveitamento do plano contribui para o avanço de doenças e outras complicações na saúde, que podem aparecer somente após a doença estar em um estado mais avançado. Por isso, é necessário verificar todas as coberturas oferecidas e fazer o uso delas com regularidade. 

2. Frequente o médico com regularidade

Outra forma de usar de forma mais consciente o plano de saúde é frequentar o médico com regularidade. Assim, mantenha uma frequência nas consultas com um clínico ou com outros especialistas oferecidos pelo seu convênio. O acompanhamento médico, além de tratar doenças preexistentes, também evita o surgimento ou agravamento de outras. 

3. Compareça às consultas marcadas

Outro hábito muito comum de quem não utiliza o convênio de maneira consciente é faltar às consultas marcadas. Entretanto, esse comportamento é prejudicial para o paciente, que deixa de ter seu acompanhamento médico regular.

Essa prática também prejudica outros usuários do plano, que deixam de ser atendidos durante essa consulta que o paciente marcado não compareceu, e o médico, que disponibilizou seu tempo. Assim, ao marcar uma consulta, compareça com antecedência, prestando sempre atenção na data, horário e local marcados, para evitar transtornos. 

4. Faça exames e check-up anualmente

Realizar exames é algo comum para quem faz acompanhamento médico regular. Essa prática é uma forma de prevenir e diagnosticar logo no início diversos problemas e condições de saúde. 

Assim, solicite os exames de rotina e check-up anualmente, além de realizar outros que os médicos solicitam durante as consultas. Para que eles possam ser realizados, siga sempre as recomendações da guia médica, isso evita a perda da data do exame, retrabalho para marcar e para se preparar para o procedimento. 

5. Conheça seus direitos e deveres

Todo contratante de um plano de saúde deve usar o serviço de forma consciente, para isso é necessário conhecer seus direitos e deveres. A empresa que oferece os serviços de saúde através do convênio fornece um contrato que deve ser lido e assinado pelo contratante no ato de sua adesão. E é nesse documento que o conveniado pode verificar as cláusulas estabelecidas e que devem ser seguidas tanto pelo convênio quanto pelo conveniado. 

Assim, é preciso ler o contrato, conhecer seus direitos e deveres e cumpri-los de acordo com as normas estabelecidas nesse documento. 

6. Utilize o pronto-socorro somente em casos de urgência ou emergência

Utilizar o pronto-socorro somente em casos de urgência ou emergência também é outra prática para ser seguida pelo conveniado que queira usar o plano de forma mais consciente.

Um erro comum de quem utiliza o serviço de saúde, seja ele público ou privado, é procurar com regularidade o pronto-socorro em casos que não são considerados de urgência ou emergência. Além de sobrecarregar o sistema, prejudicando outros pacientes, médicos e funcionários, o usuário que tem essa prática inadequada também é prejudicado, pois não consegue o atendimento necessário para suas necessidades. 

O diagnóstico e o acompanhamento médico de queixas que não tenham caráter de urgência ou emergência devem ser realizados em consultório com dia e horário marcados na especialidade relacionada à condição de saúde apresentada. 

7. Verifique as guias e informações 

Ao utilizar o plano de forma consciente, uma atitude correta é verificar as guias médicas e as informações contidas nela. Com isso, é possível consultar os serviços utilizados, evitando pagar ou ter dados inseridos de forma incorreta, como procedimentos não realizados, por exemplo. 

Ao utilizar o plano de saúde de forma consciente, você tem um melhor aproveitamento e responsabilidade com esse serviço essencial para todos. 

Gostou de saber como utilizar o plano de saúde de forma consciente? Então acompanhe sempre o blog da Atlântico Corretora de Seguros e fique sempre informado das novidades dessa área!

Pessoas pensando em trocar o plano de saúde empresarial.
robson-oliveira

Robson Oliveira

Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.