Por que você deve ter plano de saúde como benefício para seus colaboradores?

Por Robson Oliveira
Imagem de Por que você deve ter plano de saúde como benefício para seus colaboradores?

Que saúde é coisa séria ninguém duvida. Mas e quando o assunto é saúde empresarial? Bem, pode-se dizer com alguma segurança que essa é uma questão ainda negligenciada por boa parte das empresas. São poucas as ações tomadas visando à promoção do bem-estar dos funcionários no ambiente organizacional, o que, ao contrário do que alguns podem pensar, é, pelo menos em parte, dever dos empregadores.

Nesse sentido, uma das principais medidas que merecem ser consideradas pelos empresários é a adoção de um plano de saúde empresarial. Esse tipo de benefício, mais que promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, traz uma série de contribuições para o conjunto do trabalho realizado nas organizações. 

Neste artigo, nos propomos a tratar desses benefícios, passando por questões como: maior retenção de talentos, maior engajamento no trabalho, percepção positiva do corpo de funcionários em relação à empresa, entre outras questões. Não deixe de conferir!

Baixo investimento

Quando se fala em plano de saúde empresarial, o que vem à mente de muitos empreendedores é a contratação de um pacote de serviços que representará mais uma despesa. Em tempos de crise e consequente queda no faturamento, tal medida chega a parecer absurda para a realidade de alguns negócios. 

Acontece que quem costuma apresentar esse tipo de posicionamento pouco conhece sobre os reais custos de um plano de saúde empresarial. Quanto a isso, é preciso destacar que as principais operadoras de planos de saúde oferecem condições especiais para empresas. Quanto maior o número de beneficiários, maiores são os descontos na adesão.

Outra questão a esse respeito é a existência de modalidades com coparticipação, em que os funcionários que desejam aderir ao plano devem arcar com parte dos custos. Em alguns casos é possível, inclusive, escolher qual o percentual do plano a empresa custeará. Suponhamos que, em um cenário pessimista, sua empresa escolha arcar com menos da metade dos custos. Essa é um dos arranjos possíveis. 

Retenção de talentos

É comum que pequenos e médios negócios encontrem dificuldades para reter talentos. Em muitos casos, falta à empresa condições financeiras para oferecer uma remuneração competitiva em relação ao que o mercado paga a pessoas cujo perfil profissional é de alta qualificação e/ou que desempenham funções estratégicas. 

Com a oferta de plano de saúde, sua empresa teria melhores condições de reter esse perfil de profissional, mesmo que esse ganho não seja equivalente em termos monetários a um aumento. Não se esqueça que a grande maioria das famílias almeja cobertura privada de saúde, já que pelo SUS está cada vez mais difícil ter acesso a vários tipos de procedimentos e consultas. 

Percepção positiva da marca

Empresas que ofertam plano de saúde para seus funcionários têm maiores chances de alcançar relações de trabalho mais humanizadas, em que os trabalhadores passam a enxergar na instituição um porto seguro, alguém com quem podem contar nas horas mais difíceis. Para o mercado de trabalho como um todo, isso também tem um impacto positivo, já que funcionários e ex-funcionários passam a apontar como ponto positivo da organização a oferta de plano de saúde. 

Engajamento dos colaboradores

Na linha do que vínhamos apresentando no tópico anterior, o plano de saúde empresarial, na medida em que promove a saúde e o bem-estar do trabalhador, também contribui para o engajamento das equipes. Afinal de contas, se a organização oferece boas condições de trabalho, é de se esperar que isso tenha reflexo positivo no desempenho de seu quadro de pessoal.

Pensando especificamente em afastamentos por motivos de saúde e congêneres, alguns números saltam aos olhos. Uma consultoria americana especializada em recursos humanos estima que as empresas nos EUA perdem cerca de US$ 150 bilhões anualmente em função de problemas como estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, “presenteísmo” (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. 

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre por que contratar um plano de saúde empresarial para seus funcionários. Como você mesmo pôde conferir, o que não faltam são motivos para isso, dado que esse investimento traz retornos em termos de produtividade, humanização das relações de trabalho e percepção de sua marca.

Pessoas pensando em trocar o plano de saúde empresarial.
robson-oliveira

Robson Oliveira

Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.