A qualidade de vida dos seus funcionários vale muito. Quatro provas de que isso é verdade.

A qualidade de vida de seus funcionários importa, e muito. Tenha em vista que o que se passa na vida privada de cada um, como nos planos afetivo e financeiro, influi no desempenho no trabalho. Podemos dizer que são questões indissociáveis. Veja o que diz a esse respeito o especialista em Recursos Humanos Marcelo Almeida em entrevista ao blog da empresa Catho:
“Instruir os funcionários sobre como alcançar melhor qualidade de vida agrega muitos benefícios às empresas. Os colaboradores se sentem mais motivados, reconhecem que a empresa está preocupada com seu bem-estar, o que aumenta sua produtividade; há uma redução de custos com relação às doenças de trabalho; estreita-se o relacionamento interpessoal dentro da empresa, facilitando processos (…) “
No artigo de hoje, nos propomos a explicar cada um desses aspectos levantados como benefícios para a empresa quando seus funcionários desfrutam de boa qualidade de vida. Não deixe de conferir!
1. Redução das taxas de absenteísmo
Para quem nunca ouviu falar no termo absenteísmo, trata-se do problema de faltas e atrasos no ambiente organizacional. Não precisamos explicar porque isso é um problema, não é mesmo? Funcionários que não se fazem presentes, seja por qual motivo for, comprometem os processos de trabalho das organizações.
Muitas vezes, trata-se de problemas de saúde, sendo que a falta de assistência médica de qualidade pode vir a ser um fator de dificuldade. Afinal, quem está com a saúde fragilizada precisa de atendimento de qualidade.
Visto que essa é uma questão muito sensível, é mais que recomendado que as empresas invistam em planos de saúde empresarial. Esse tipo de benefício é extremamente valorizado, pois confere um ganho enorme à qualidade de vida dos funcionários e de suas famílias. É de se esperar, pelo menos, uma grande diminuição nas taxas de absenteísmo.
2. Melhor desempenho dos funcionários no exercício de suas atribuições
Funcionários que desfrutam de boa qualidade de vida estão muito mais aptos a fazer o que se espera deles. Como já destacado anteriormente, a esfera do trabalho não está dissociada das demais. Imagine que alguém com as finanças comprometidas ou com algum problema familiar grave terá, em algum nível, problemas no trabalho.
Frente a esse cenário, cabe à área de Recursos Humanos das empresas monitorar, pelo menos, os casos mais graves. Como medida, vale a recomendação ou, se possível, a disponibilização de atendimento psicológico ou algum tipo de aconselhamento para que a pessoa se veja em condições de trabalhar para superar os problemas enfrentados.
3. Retenção de talentos
Melhor qualidade de vida também cria condições para que a empresa retenha talentos. Pense, a título de exemplo, naqueles colaboradores nos quais se enxerga um grande potencial de crescimento. Nesse sentido, uma analogia interessante é a do diamante a ser lapidado. Ainda que se projete um futuro brilhante para determinado profissional, existe ainda um caminho de qualificação e experiência a ser percorrido. Essa fase corresponderia ao processo de lapidação.
Com isso, queremos dizer que à medida que a empresa trabalhe para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento integral do profissional, ela poderá contar com um quadro de pessoal cada vez mais preparado.
4. Melhor clima organizacional
O problema da desmotivação em muitas equipes guarda relação com a má qualidade de vida dessas pessoas. Problemas com filhos, casos de doença na família, dificuldades financeiras, entre outras questões que já listamos aqui, têm o potencial de minar o desempenho dos profissionais.
A longo prazo, a desmotivação e a falta de entrega dessas pessoas têm o potencial de contaminar todo o clima organizacional, comprometendo o andamento das atividades da empresa. Afinal de contas, um ambiente saudável se faz com um conjunto de pessoas saudáveis (em todos os sentidos).
Com o artigo de hoje, esperamos ter conseguido demonstrar o quanto a qualidade de vida de seus funcionários guarda relação com o desempenho deles no exercício de suas funções. Quanto a isso, vale destacar que, ainda que a empresa não possa nem deva tutelar seus colaboradores, é muito importante criar condições para que eles possam superar, por si, situações de dificuldades.
E uma das formas mais efetivas de alcançar esse objetivo é investindo na saúde de quem está batalhando dia a dia pelo crescimento de seu negócio. Por isso, considere aderir a um plano de saúde empresarial, que é, hoje, o benefício mais valorizado no mundo do trabalho. Neste artigo, explicamos as principais vantagens desse tipo de plano.
[rock-convert-cta id=”686″]
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
Posts relacionados
Mantenha-se atualizado e receba dicas sobre seguros para fazer a melhor escolha sempre