Você sabia que um colaborador satisfeito pode garantir o dobro de produtividade?

Produtividade é a arte de fazer mais com o mesmo. Isto é, a partir de uma mesma dotação de recursos, busca-se entregar melhores resultados. A complexidade desse desafio é sentida na prática pelas lideranças da maioria das empresas que, mesmo se desdobrando em vários tipos de esforços, não conseguem alcançar o resultado esperado.
Grande parte dessas dificuldades pode ser atribuída à motivação de seu quadro de pessoal, que é peça-chave em qualquer cadeia produtiva. Para se ter uma ideia do que estamos falando, uma pesquisa conduzida pela Harvard Business Review School revela que trabalhadores motivados tendem a obter desempenho até duas vezes maior do que aqueles desmotivados.
Por desconhecer essa realidade, muitas empresas não promovem nenhum tipo de ação para aumentar a motivação de seus colaboradores, o que se mostra algo absolutamente danoso. No post de hoje, vamos explicar por que isso acontece e os impactos que podem ser percebidos quando as organizações trabalham pela maior satisfação de todos. Confira!
Entenda a correlação entre satisfação no ambiente organizacional e produtividade
Para melhor ilustrar o que vínhamos falando a respeito do binômio produtividade x satisfação no ambiente organizacional, vejamos um exemplo hipotético bastante representativo da realidade. Suponhamos que uma fábrica de sapatos pretenda obter um aumento de 20% em sua linha de produção a partir da promoção de processos de trabalho mais eficientes e de um controle mais rígido sobre o desempenho das equipes.
Passados alguns meses, a empresa tem suas expectativas frustradas ao perceber que o aumento na produção foi de apenas 5%. “O que, afinal, teria acontecido?”, perguntam-se as principais lideranças da empresa. Pensando estritamente sob o aspecto dos recursos humanos, é razoável lançar uma visão integral sobre a situação, deixando um pouco de lado a organização do trabalho propriamente.
Como caminha a vida privada dos profissionais? Eles enfrentam grandes problemas familiares? Como anda a saúde dessas pessoas? A falta de perspectiva de crescimento na empresa seria um fator de desmotivação? A falta de qualificação impede um salto de qualidade no exercício das atribuições de algumas pessoas?
Perceba que todas as questões levantadas dizem respeito diretamente ou indiretamente à motivação das pessoas e não podem ser desconsideradas. Afinal de contas, o que se passa em nossas vidas privadas ou em questões pertinentes à nossa qualidade de vida acabam por impactar nosso desempenho no trabalho.
Ao mesmo tempo, devemos assumir que muitos desses fatores estão fora da governabilidade das empresas ou que não é razoável querer influir sobre a vida privada dos colaboradores. No entanto, o que poderia ser feito, ainda que de forma bastante pontual, para que os colaboradores se sintam mais satisfeitos e passem a entregar mais resultados? Falaremos sobre isso no próximo tópico.
Entenda como alguns benefícios impactam a satisfação do colaborador
Naturalmente, a satisfação dos profissionais está ligada à remuneração. Afinal, quem não está em busca de melhores ganhos financeiros? No entanto, nem tudo está ligado a esse aspecto, outros tipos de fatores e benefícios são decisivos frente à satisfação dos colaboradores. Conheça os principais deles:
Ambiente organizacional
Pessoas querem estar em ambientes de trabalho que sejam inspiradores, estimulantes, que as desafiem. Também é desejável que exista certo clima de cordialidade e cooperação entre todos. Nem sempre é fácil chegar a essa configuração, mas, a priori, trata-se de um aspecto que não envolve investimento financeiro.
Educação
Na mesma linha do que vínhamos falando, a educação ou qualificação é outro ponto a ser trabalhado. As pessoas enxergam valor nas organizações que lhes oportunizam a possibilidade de aprender, seja no dia a dia do trabalho ou por meio dos estudos. Por isso, considere financiar a qualificação de seus colaboradores sempre que possível.
Saúde
Saúde é outra questão muito cara quando se trata de satisfação, sobretudo no Brasil, onde o sistema público de saúde não permite que o conjunto da população seja atendida com a qualidade de vida. Por isso, empresas que oferecem planos de saúde empresariais são muito valorizadas.
Quando se trata desse tipo de investimento, especificamente, vale destacar que as principais operadoras de planos de saúde do país oferecem os chamados planos coparticipativos, permitindo que as organizações pactuem com os funcionários qual valor compete a cada um no custeio dos serviços.
Para saber mais sobre esse benefício incrível, que pode impactar decisivamente a satisfação e, por consequência, a produtividade do seu time, confira mais este artigo de nosso blog em que falamos tudo sobre plano de saúde empresarial. Não deixe de conferir!
[rock-convert-cta id=”686″]
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
Posts relacionados
Mantenha-se atualizado e receba dicas sobre seguros para fazer a melhor escolha sempre