Como economizar com gastos no Plano de Saúde Empresarial: confira como reduzir os custos e contar com os mesmos benefícios

Por Robson Oliveira
Imagem de Como economizar com gastos no Plano de Saúde Empresarial: confira como reduzir os custos e contar com os mesmos benefícios

Os empregadores que oferecem plano de saúde empresarial robusto aos funcionários são mais propensos a atrair e reter uma grande força de trabalho. 

A assistência médica, no entanto, geralmente é uma despesa importante para as organizações, tornando o equilíbrio de benefícios bastante atraente.

Os empregadores precisam de uma compreensão profunda dos funcionários e oportunidades para gerenciar os custos do plano de saúde empresarial, sem sacrificar a qualidade.

Continue a leitura para compreender de vez como mudar de plano, mas continuar contando com os mesmos benefícios do plano atual. Sim, isso é possível. Acompanhe! 

Gerenciando a saúde do funcionário para obter mais benefícios e menor custo

Para melhorar os benefícios de saúde para os membros da equipe e reduzir os custos desses benefícios, as organizações devem entender e aceitar um fato importante: para gerenciar os custos de saúde de um grupo de funcionários, os empregadores devem se envolver na saúde desse grupo de colaboradores. Entenda os motivos!

1. Aversão a custos imprevisíveis

Cuidar da assistência médica é algo complexo, e a maioria dos empresários e líderes a vê como uma despesa necessária, mas cara, imprevisível e difícil de controlar. 

Nenhum líder empresarial gosta de custos imprevisíveis, especialmente aqueles que são parte material de seus negócios e não mostram sinais de estabilização. 

Os custos de saúde representam uma grande porcentagem dos custos fixos de uma organização, pois os empregadores devem fornecer seguro de saúde para os membros da equipe.

Mas, sem uma boa maneira de entender, racionalizar ou reduzir os custos de saúde, a situação pode se tornar bastante complicada.

2. Falta dos dados certos, infraestrutura de dados e ferramentas de análise

A maioria dos líderes não sabe articular o processo de construção de um plano de saúde sustentável e atrativo que aborde e minimize os desafios. 

No entanto, novas tecnologias e atitudes em relação à gestão da saúde no ambiente corporativo continuam a crescer e evoluir.

A mudança nas atitudes de trabalho em relação ao plano de saúde empresarial

As atitudes dos funcionários em relação aos benefícios e ao ambiente de trabalho estão mudando à medida que as gerações mais jovens entram no mercado de trabalho. 

A geração do milênio (nascidos após o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século) pensa sobre o local de trabalho de maneira diferente da geração X. 

Em uma pesquisa de 2014 da Bentley University, de 1.000 pessoas da geração do milênio, 96% classificaram os benefícios de saúde como um fator-chave para decidir entre duas oportunidades de trabalho iguais. 

A Glassdoor  informou em 2015 que  89%  dos funcionários com idades entre 18 e 34 anos prefeririam benefícios novos ou adicionais a um aumento salarial, e o benefício mais valorizado era assistência médica adicional ou enriquecida.

De acordo com a Forbes, a geração do milênio representa 75% do local de trabalho até 2025, tornando suas perspectivas uma consideração importante para os empregadores hoje. 

Então, a solução óbvia para os empregadores é aumentar os benefícios dos funcionários com ênfase na melhoria da saúde. 

No entanto, a execução dessa estratégia não é tão simples, pois a saúde já tende a ser uma despesa superior e crescente para os empregadores. E essas despesas com saúde geralmente estão entre as três principais despesas de uma empresa. 

Enquanto isso, a demanda por talentos qualificados sob baixas taxas de desemprego significa que os trabalhadores podem se dar ao luxo de escolher seletivamente um local para trabalhar com base em aspectos além do salário, como missão da organização, ambiente e benefícios. 

Dessa maneira, para atrair e reter trabalhadores hoje e seguir em frente, as empresas devem investir em novos e melhores benefícios e maneiras de sustentá-los.

[rock-convert-cta id=”686″]

Plano de saúde empresarial: mudança cultural e de processo orientada por dados

Alguns desses benefícios aprimorados são mudanças culturais (de mentalidade) que exigem pouco investimento.

Por exemplo, ao elaborar mudanças ponderadas no projeto do plano (como fornecer visitas gratuitas a um médico de cuidados primários e cobrar mais por visitas não emergenciais ao pronto-socorro), as organizações podem gerar economias tangíveis direcionando os funcionários para alternativas de custo. 

No entanto, educar os funcionários para pensar se eles realmente precisam do pronto-socorro quando houver necessidade de um atendimento urgente é uma mudança de mentalidade que pode levar muito tempo e energia.

Afinal, mover uma empresa de um plano tradicional de cobertura totalmente segurado para um plano autofinanciado exigirá uma análise cuidadosa das desvantagens, já que o dinheiro estará em jogo e potencialmente em risco. 

As empresas precisam de uma compreensão vital de como sua força de trabalho usa os serviços de saúde, entendendo o que podem encontrar nos  dados corporativos de saúde.

Dados desbloqueiam custos de saúde do empregador e melhores benefícios para os funcionários.

Assim, liberar dados corporativos de saúde, aprender com eles e implementar esses aprendizados pode reduzir o custo da saúde do funcionário/empregador.

Custos mais baixos relacionados a plano de saúde empresarial

Com análises e liderança orientadas por dados que gerenciam ativamente a saúde dos funcionários, as organizações podem gerenciar com eficiência as grandes e crescentes despesas do plano de saúde empresarial dos funcionários. 

Em vez de usar os ganhos nessa área simplesmente como redução de custos, muitas organizações com visão de futuro colocam a economia de custos de volta, com benefícios mais ricos para os funcionários. 

Isso cria um ciclo positivo de recompensa dos funcionários (mais benefícios) que posicionará os empregadores para atrair e reter talentos neste mercado de trabalho competitivo.


Mas você pode estar se perguntando, será possível diminuir o valor do plano e continuar com os mesmos benefícios?

Saiba que a resposta é totalmente positiva! 

Principalmente em situações complicadas relacionadas ao plano de saúde atual, como reajustes abusivos, o ideal é, certamente, realizar uma portabilidade de plano de saúde empresarial.

Mas antes, entenda do que se trata o reajuste de plano de saúde empresarial.

Atlântico Seguros: referência em Plano de Saúde Empresarial


Principalmente quando o assunto é a portabilidade de plano de saúde empresarial, a Atlântico Seguros é referência e proporciona as melhores experiências àqueles que não se sentem mais satisfeitos com o plano de saúde empresarial e precisam trocá-lo.

Isso, claro, sem que os benefícios disponíveis sejam afetados no momento da mudança de plano. Afinal, esse processo não precisa ser burocrático, mas simples e rápido.

A Atlântico Seguros considera cada uma das especificidades da empresa, perfil, momento atual e necessidades antes de traçar qualquer estratégia, de forma ágil, comprometida, com um atendimento personalizado e todo o amparo necessário.

Comece agora mesmo a navegar rumo a caminhos melhores com a portabilidade de plano de saúde empresarial!

[rock-convert-cta id=”877″]

robson-oliveira

Robson Oliveira

Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.