Confira cinco ideias para redução de custos na sua empresa
A redução de custos é uma das ações mais importantes e estratégicas de uma empresa, mesmo que ela esteja em um período comercial favorável e não se encontre em uma crise financeira.
Nesse sentido, é fundamental que o setor de RH esteja sempre em busca de ideias inovadoras para reduzir os custos sem prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos aos colaboradores.
Continue a leitura desse artigo e confira:
- por que buscar pela redução de custos da empresa;
- quais são as estratégias mais adequadas para alcançar esse objetivo.
Por que buscar pela redução de custos da empresa?
Como dito anteriormente, a busca pela redução de custos é uma das ações mais importantes e estratégicas de uma empresa, seja ela afetada por uma crise financeira ou não. Afinal, reduzir gastos pode favorecer a sustentabilidade e o crescimento da organização.
Isso acontece porque a diminuição de despesas impacta diretamente na margem de lucro da empresa e na sua competitividade no mercado. Além disso, ela contribui para garantir a saúde financeira do negócio em longo prazo, tornando-o mais resiliente em situações adversas.
Quais são as estratégias mais adequadas para redução de custos?
Agora que você já sabe que os gerentes de recursos humanos devem sempre buscar novos métodos para reduzir os custos da empresa, confira quais são as estratégias mais eficazes:
1. Valorização da participação dos colaboradores
Você procura ouvir a opinião dos seus funcionários? Pois incentivar o envio de sugestões de melhorias pode ajudar a reduzir os custos da empresa. Para estimular essa troca, você pode oferecer recompensas para as ideias mais inovadoras.
Afinal, os colaboradores vivem o cotidiano da empresa e, mais do que ninguém, são capazes de reconhecer os processos que podem e precisam ser melhorados, indicando custos a serem reduzidos.
2. Utilização de metodologias para a otimização dos processos
Otimizar os processos existentes na empresa é uma excelente maneira de facilitar a redução de custos. Para isso, é possível contar com metodologias como a DMAIC, que propõe a melhoria contínua por meio de uma visão mais ampla dos problemas existentes em um negócio.
O método também pode ser utilizado para solucionar essas questões de maneira eficiente, já que é composto por cinco etapas:
- definir;
- medir;
- analisar;
- melhorar;
- controlar.
Cada uma delas ajuda a resolver problemas existentes e aprimorar a eficiência dos processos atuais a fim de evitar o surgimento de novos entraves.
Leia também: Qual o papel do setor de RH no momento de crise?
3. Buscar parcerias com novos fornecedores
Existem muitos fornecedores no mercado e buscar por novos contatos aumenta as chances de encontrar preços mais acessíveis. Como resultado, a empresa se torna menos dependente de um único fornecedor.
Para buscar parcerias com novos fornecedores, defina os principais produtos do negócio e liste aqueles com os quais sua empresa já mantém contato. Afinal, também é possível renegociar para reduzir as despesas sem abrir mão da qualidade do serviço ou produto contratado.
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4. Capacitação profissional
Pode parecer contraditória a ideia de investir em treinamentos profissionais, mas essa é uma iniciativa fundamental para o sucesso de uma empresa. E como ela está relacionada à redução de custos?
A resposta é simples: capacitar os profissionais que compõem a sua empresa é uma maneira eficiente de evitar o retrabalho. Esse, por sua vez, significa um impacto negativo nos resultados de qualquer negócio.
Sendo assim, é necessário garantir que os colaboradores recebam o treinamento adequado após a contratação e estejam aptos a desempenharem suas funções. Além disso, é possível identificar falhas e transformá-las em aprendizado, usando-as como casos de treinamentos internos. Essa também é uma estratégia para manter sua equipe motivada e valorizada.
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5. Migração de plano de saúde
Uma das ideias para redução de custos em uma empresa é buscar uma corretora de planos de saúde que possa oferecer um plano de qualidade a um preço mais acessível. Essa medida pode reduzir significativamente os gastos com a saúde dos colaboradores, um dos principais custos para as empresas.
Nesse sentido, contar com uma consultoria especializada é garantia de qualidade de vida de cada funcionário e também significa valorizar e assegurar a saúde dos colaboradores.
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A portabilidade de plano de saúde empresarial é uma excelente maneira de garantir a redução de custos e traz diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores. No entanto, é preciso estar atento às opções de cobertura e demais detalhes fornecidos. Por isso, saiba como fazê-la com segurança.
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
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