Plano De Saúde Com Coparticipação — Vale A Pena Para Sua Empresa?
De forma geral, um plano de saúde com coparticipação é aquele no qual o beneficiário paga uma porcentagem ou taxa adicional por cada serviço médico utilizado. Além disso, também é preciso arcar com a mensalidade regular do plano.
Durante a leitura deste artigo, você entenderá se o plano de saúde com coparticipação vale a pena e se proporciona uma economia significativa quando comparado a um modelo tradicional, especialmente para empresas. Você também saberá mais sobre:
- o que é plano de saúde com coparticipação;
- como funciona um plano de saúde com coparticipação;
- quais são as vantagens desse tipo de plano de saúde;
- o que observar antes de optar pelo plano de saúde com coparticipação.
O que é plano de saúde com coparticipação?
Um plano de saúde com coparticipação é um modelo no qual o beneficiário paga uma porcentagem do valor de cada procedimento ou evento médico em que utiliza, além da mensalidade regular do plano.
Essa modalidade de plano tem se tornado cada vez mais popular, o que faz com que ela venha sendo amplamente utilizada no mercado de saúde. Atualmente, mais de 52% dos beneficiários de planos médico-hospitalares possuem contrato com coparticipação.
Como funciona um plano de saúde com coparticipação?
Um plano de saúde com coparticipação funciona de forma semelhante a um tradicional, seja ele individual ou coletivo. A diferença, como dito anteriormente, está no fato de que, com a primeira opção, o beneficiário paga uma parcela dos custos de cada serviço médico utilizado, além da mensalidade.
Sendo assim, quando o usuário utiliza algum serviço do plano de saúde, como consultas, exames ou cirurgias, ele deve pagar uma quantia adicional, conhecida como coparticipação. Esse valor é estabelecido pela operadora do plano e pode variar de acordo com o tipo de procedimento realizado.
Plano de saúde com coparticipação vale a pena? Quais são suas vantagens?
Confira a seguir algumas vantagens que confirmam que o plano de saúde com coparticipação vale a pena, considerando a realidade das empresas e de seus colaboradores:
Economia
Essa economia está relacionada à mensalidade, que pode ser até 40% mais barata do que a de um plano comum. Isso ocorre porque o beneficiário paga apenas pelos serviços utilizados, em vez de uma mensalidade fixa mais alta.
Como resultado, as taxas tendem a ser menores. Isso porque a adoção da coparticipação nos planos de saúde promove a redução do valor cobrado mensalmente. Sendo assim, com custos compartilhados, os planos de saúde se tornam mais acessíveis.
Leia também: Você sabia que a substituição do plano de saúde pode lhe trazer economia financeira?
Cobertura
Outra vantagem que reforça que o plano de saúde com coparticipação vale a pena é que a cobertura dele é a mesma de um tradicional, ou seja, o beneficiário possui acesso aos mesmos serviços e procedimentos médicos.
Leia também: Conheça as coberturas básicas disponíveis para um plano de saúde empresarial
Democratização do acesso a planos de saúde
O plano de saúde com coparticipação vale a pena também por ser uma maneira de democratizar o acesso à assistência de saúde, já que torna a modalidade privada mais acessível. Isso acontece porque, em vez de pagar um valor fixo independente do uso, o beneficiário contribui apenas com uma parte dos custos de cada procedimento realizado.
O que observar antes de optar pelo plano de saúde com coparticipação?
A fim de tomar uma decisão informada, é preciso analisar se esse tipo de plano é adequado às necessidades e ao perfil de uso da sua empresa e dos seus colaboradores.
Para chegar à melhor conclusão, considere questões como a frequência de utilização dos serviços de saúde e o impacto financeiro das taxas adicionais.
É importante ressaltar que esses valores podem variar de acordo com o tipo de serviço e a seguradora. Da mesma forma, a faixa etária dos beneficiários, a cobertura, a rede credenciada e a abrangência geográfica também são fatores que podem influenciar no valor final.
Por esses e outros motivos, recomenda-se entrar em contato com uma corretora de plano de saúde para obter as informações e as orientações adequadas e garantir a melhor opção.
Leia também: Conheça a Atlântico – A Melhor Opção em Corretora de Seguros Para a Sua Empresa
Como contratar um plano de saúde com coparticipação para os colaboradores da minha empresa?
Agora que você já sabe que o plano de saúde com coparticipação vale a pena, pode estar interessado em contratar essa modalidade para a sua empresa ou mesmo em fazer a portabilidade com segurança. A Atlântico Corretora oferece serviços que facilitam esse processo.
Leia também: Entenda qual é a diferença entre portabilidade e migração de plano de saúde empresarial
Primeiramente, é feita uma avaliação das taxas dos planos disponíveis em nível regional e nacional, levando em consideração o porte e o tipo da empresa. Dessa forma, a Atlântico Corretora fornece informações sobre os planos de saúde com coparticipação disponíveis, bem como orientações personalizadas com base nas necessidades específicas da sua empresa.
Nesse sentido, o atendimento vai além do suporte no processo de seleção e contratação do plano: o cliente também recebe auxílio na escolha da melhor opção de acordo com o perfil e as demandas da organização e seus colaboradores.
Para garantir que tanto sua empresa quanto suas equipes naveguem em águas tranquilas e seguras, sem prejuízos e burocracias, conte com a Atlântico Corretora. Preencha nosso formulário e faça uma cotação de plano de saúde agora mesmo para receber o contato de um de nossos especialistas.
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
Posts relacionados
Mantenha-se atualizado e receba dicas sobre seguros para fazer a melhor escolha sempre