6 Motivos Para Fornecer Plano de Saúde Corporativo Aos Funcionários

O plano de saúde corporativo é um dos melhores benefícios a se oferecer para os funcionários. Para a empresa, esse produto também traz várias vantagens, como diferencial competitivo, produtividade e redução de gastos.
Neste post, você vai ver:
- por que a sua empresa deve ter um bom plano de saúde corporativo;
- como oferecer um plano de saúde corporativo gastando menos.
Por que a sua empresa deve ter um bom plano de saúde corporativo?
Pensando se vale a pena ter um plano de saúde na empresa? Veja 6 motivos para oferecer esse benefício:
1. Valorização do colaborador
Ao oferecer um plano de saúde corporativo para os funcionários, a empresa passa a mensagem de que eles são importantes para a instituição, que o bem-estar deles é prioridade e que há o interesse de investir neles.
Essa valorização impacta na motivação, qualidade de vida e saúde emocional dos colaboradores e, como consequência, fomenta a produtividade da corporação.
2. Produtividade
Um clima organizacional leve e saudável é o plano de fundo ideal para o crescimento de uma empresa. Afinal, quem forma a companhia são as pessoas; sem elas, o trabalho não poderia ser feito. Por isso, garantir a saúde dos funcionários é estratégico para manter e elevar a produtividade de um setor.
Segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo e tem três vezes mais capacidade criativa e habilidade para vendas. Parte dessa felicidade, com certeza, está atrelada à saúde física e mental.
3. Diferencial competitivo
O plano de saúde é o terceiro bem mais desejado pelo brasileiro, de acordo com um estudo da Vox Populi. O serviço ficou atrás apenas da casa própria e da educação. Esse dado revela a importância que as pessoas dão para o benefício.
Com isso em mente, você não acha que oferecer um plano aos funcionários é uma forma da empresa se destacar no mercado de trabalho? Na escolha do emprego e no planejamento de carreira, o profissional vai levar em conta não só o salário, como também os benefícios inclusos.
E você já sabe: quem retém os melhores talentos, obtém os melhores resultados.
4.Redução de custos com seleção e treinamento
Seguindo essa linha de raciocínio, a valorização dos colaboradores e a retenção de talentos vai provocar uma queda na rotatividade de funcionários da sua empresa (o temido turnover).
Com menos demissões e contratações constantes, é possível reduzir os custos envolvidos na seleção de novos profissionais, bem como o treinamento inicial desses trabalhadores.
Quando a empresa investe dinheiro para manter os funcionários que tem, ela consequentemente gasta menos para recrutar substitutos. Isso sem falar do tempo dispensado para contratação, que pode significar não atendimento de demandas em um posto específico.
5. Saúde mais acessível para todos

Não só os funcionários ganham acesso à saúde de qualidade, como também os gestores e sócios da empresa. Em geral, os planos empresariais são mais baratos que os planos individuais, e apresentam coberturas mais completas.
Diante disso, a opção pelo plano de saúde empresarial afeta positivamente todos os indivíduos relacionados com a organização, além dos familiares e parentes, que podem ser adicionados como dependentes do convênio.
O plano de saúde é o único benefício corporativo capaz de se estender à toda família. Trata-se, portanto, de um serviço com alto valor agregado.
6. Prevenção de doenças ocupacionais
Outro motivo para oferecer um plano de saúde aos seus funcionários é que manter a saúde em dia e visitar o médico com certa frequência previne a ocorrência de doenças ocupacionais.
As doenças ocupacionais são definidas pela Lei Nº 8.213 como aquelas causadas, direta ou indiretamente, pelo posto de trabalho. Nesses casos, se o funcionário ficar incapaz de exercer sua atividade laboral, ele tem direito a uma licença médica, com suspensão temporária do trabalho.
Assim, prevenir doenças ocupacionais significa reduzir as chances de ficar com um cargo vago por certo período, acumulando demandas e aumentando os custos operacionais.
Como oferecer um plano de saúde corporativo gastando menos?
Apesar das vantagens citadas acima, o plano de saúde corporativo representa um gasto expressivo dentro da empresa. Com os reajustes anuais e a pressão da economia, esse custo pode ficar tão alto a ponto do gestor considerar cortar o benefício.
Mas antes de tomar qualquer decisão precipitada, compare seu plano de saúde atual com outros planos disponíveis no mercado. Talvez uma opção diferente de pacote atenda perfeitamente às necessidades do seu pessoal por um valor bem menor.
Neste caso, você pode solicitar uma portabilidade de plano de saúde. É possível até mesmo melhorar a qualidade do serviço sem ter que pagar mais por isso. Já pensou?
O plano de saúde corporativo com coparticipação – aquele em que o funcionário paga uma parte da mensalidade e dos procedimentos de saúde – também é uma alternativa interessante. Entenda melhor como escolher um plano de saúde empresarial para redução de custos baixando o e-book da Atlântico Corretora.
Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
Posts relacionados
Mantenha-se atualizado e receba dicas sobre seguros para fazer a melhor escolha sempre