Saúde organizacional: entenda a importância e como sua empresa pode promover

A saúde organizacional é, atualmente, um ponto de grande importância no ambiente de trabalho. Fatores como os crescentes níveis de estresse impostos pela execução de metas e prazos são elementos presentes na rotina dos colaboradores. Além disso, elementos externos como trânsito e economia também podem impactar na saúde de seus funcionários.
Atualmente, uma das maiores preocupações para a saúde no trabalho é a Síndrome de Burnout. O Burnout é um esgotamento profissional caracterizado pela exaustão mental e emocional. Além de comprometer a produtividade no ambiente de trabalho, a síndrome também pode afetar a vida pessoal dos colaboradores.
Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais entender o Burnout e procurar soluções para diminuir seus impactos no dia a dia dos colaboradores. Nesse sentido, é ideal ter em mente o que é a saúde organizacional e como se pode contribuir para o bem-estar dos trabalhadores.
Neste artigo, exploraremos as definições de saúde organizacional e como sua empresa pode contribuir nesse aspecto.
O que é saúde organizacional?
Saúde organizacional diz respeito à saúde do funcionário em seu ambiente de trabalho. Assim sendo, ela está diretamente ligada a dores, lesões e sofrimentos experimentados em suas atividades nesse ambiente.
Elementos como estações de trabalho ergonômicas, boas relações interpessoais e o estabelecimento de metas e obrigações realistas são fatores importantes que contribuem para um ambiente de trabalho saudável.
O importante é garantir que os trabalhadores tenham seu bem-estar físico e mental assegurado. A saúde organizacional pode ser entendida, então, como uma maneira de garantir a saúde de seus funcionários e o funcionamento adequado das relações de trabalho.
O que a lei diz sobre a saúde organizacional?
A legislação trabalhista brasileira estabelece normas às empresas quando o assunto é a saúde do trabalhador. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) traz consigo diversas regras a respeito da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, que variam de acordo com as atividades exercidas e devem ser respeitadas pelos empregadores.
O não-cumprimento das regulamentações pode resultar em multas e punições ao empregador. Portanto, é importante que se dê a devida atenção às condições de trabalho e saúde de seus colaboradores.
Outro ponto importante é a previsão, por lei, da fiscalização das atividades trabalhistas em sua empresa. Além disso, as organizações também devem estabelecer comissões para a prevenção de acidentes de trabalho e o cumprimento das medidas de saúde.
Assim, entendemos que a saúde organizacional é uma garantia por lei aos trabalhadores. No entanto, cabe às empresas reforçar a manutenção das medidas de promoção da saúde física, mental e do bem-estar de seus colaboradores.
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O papel das empresas na saúde organizacional
Além de se manter em dia com as legislações vigentes e garantir a segurança e satisfação de seus funcionários, se preocupar com a saúde no trabalho pode trazer também outros benefícios. Isso porque ela também está associada à produtividade dos trabalhadores.
Uma das maneiras de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável é através da realização de oficinas e palestras. Por meio delas, sua empresa pode orientar os colaboradores aos riscos específicos às tarefas exercidas por eles e assegurar que eles estejam sempre cientes dos melhores procedimentos a serem executados.
Outra sugestão é a presença de profissionais da segurança do trabalho. Eles são referências quando o assunto é saúde no trabalho e estão aptos a apontar os perigos que podem ser encontrados por seus funcionários e como melhor preveni-los.
Para além dos riscos à saúde física, a saúde mental também é de grande importância quando falamos de saúde organizacional. Manter um profissional de psicologia é uma boa forma de garantir que a rotina, as tarefas e as relações de seu ambiente de trabalho estão sendo conduzidas de forma saudável.
Além disso, é importante manter um clima agradável e de união. Estimular uma identidade de grupo, onde os profissionais não se sintam desgastados ou desmotivados por competição excessiva, ou hierarquia demasiadamente rígida também contribui para um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental dos funcionários.

Motivos para promover saúde organizacional em sua empresa
Ao entender a importância da promoção da saúde no trabalho, podemos observar uma diversidade de benefícios para sua empresa e seus trabalhadores ao implantar medidas de promoção de saúde. Dentre elas, podemos listar:
- Redução do índice de acidentes de trabalho: profissionais orientados às práticas corretas no ambiente de trabalho têm menos chances de causarem acidentes e sofrerem lesões;
- Diminuição de doenças ocupacionais: da mesma forma, eles têm menor probabilidade de desenvolver doenças causadas por atividades de trabalho, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
- Aumento da produtividade da equipe: com colaboradores saudáveis e satisfeitos com as condições físicas e mentais oferecidas pelo ambiente de trabalho, a produtividade de sua equipe não é prejudicada por abstenções, lesões ou conflitos causados por um clima de que deixe a desejar quando o assunto é saúde;
- Fortalecimento do relacionamento entre empresa e colaborador: com a satisfação com as condições de trabalho e boas relações interpessoais, estreitam-se os laços entre colaborador e empresa, criando-se o sentimento de pertencimento e unidade.
Como a empresa pode contribuir com a saúde no trabalho?
Entenda quais iniciativas uma empresa pode tomar para contribuir com a saúde no trabalho de seus colaboradores:
- Campanhas internas de incentivo à saúde
Uma das melhores maneiras de estimular um ambiente de trabalho saudável é implantando campanhas internas.
Como mencionado anteriormente, as oficinas de instrução quanto aos riscos experimentados por seus colaboradores são úteis para conscientizar quanto à periculosidade das tarefas desempenhadas por eles, e as maneiras pelas quais eles podem se proteger.
Campanhas de ginástica laboral também são uma alternativa para alertar os trabalhadores quanto à ergonomia no trabalho. Elas podem contribuir para a prevenção de lesões e doenças ocupacionais, promovendo a saúde no trabalho e garantido a segurança de todos.
- Ofereça um bom plano de saúde
Outro fator importantíssimo na saúde de seus trabalhadores é o plano de saúde empresarial. Ele é uma excelente forma de cuidar da saúde de seus funcionários, garantindo que todos tenham a maior cobertura de saúde e segurança possível.
Além disso, ter um plano de saúde empresarial também contribui para a retenção de talentos de sua empresa, para a produtividade do seu local de trabalho e para a percepção positiva de seu negócio.
Um local de trabalho que oferece boa cobertura de saúde também contribui para o estreitamento dos laços entre funcionário e empresa.
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Robson Oliveira
Publicitário, empresário desde os 20 anos em diversos setores, Diretor da Atlântico Corretora de Seguros.
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